23 de mai. de 2012

PALESTRA EM ESCOLA SOBRE PEDICULOSE (INFESTAÇÃO POR PIOLHOS)

Profissionais da nossa unidade realizaram na tarde de hoje uma palestra com os responsáveis pelas crianças das turmas de educação infantil EI11 e EI21 na Escola Municipal Eneida Rabello de Andrade, localizada próximo ao CMS Nagib Jorge Farah.
Durante a palestra a acadêmica de enfermagem da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) Mirian Carla, a técnica de enfermagem Shirley, a técnica de saúde bucal Maria de Lourdes, o cirurgião-dentista Flavio e a agente comunitária de saúde Dayane, realizaram uma apresentação bem explicativa sobre o que é a pediculose, porque este agravo acomete principalmente as crianças em idade escolar e como tratar.
Foram distribuídos também kits contendo pente-fino e material explicativo para auxiliar os pais ou responsáveis pelas crianças na resolução do problema; além disso foi disponibilizado o telefone da FIOCRUZ disque piolho 2562-1578.
A palestra foi solicitada pela direção escolar devido à incidência deste agravo na escola.
Conhecendo um pouco mais sobre a PEDICULOSE...
É a infestação por piolhos que acomete a cabeça (Pediculus humanus capitis), o corpo (Pediculus humanus corporis), ou a área genital (Phitiris pubis). Tanto o piolho da cabeça quanto o púbico, conhecido popularmente como chato, vivem diretamente no hospedeiro enquanto que o piolho do corpo vive nas roupas. A infestação é comum em locais onde há superpopulação e falta de higiene, sendo o piolho do corpo um importante vetor na transmissão de doenças como tifo endêmico, febre das trincheiras e febre recorrente.
Sua transmissão se dá principalmente através do contato. Lugares aglomerados ou apertados como salas de aula ou transportes coletivos facilitam a transmissão. O diagnóstico é feito baseado na localização das lêndeas (ovos) aderidas ao pêlo
A droga mais utilizada na pediculose do couro cabeludo é o xampu de Lindane a 1%. O couro cabeludo deve ser lavado com o xampu por dois dias consecutivos, deixando a espuma agir por 15 minutos, repetindo-se as lavagens em 7 dias. A solução aquosa de ácido acético (diluição de vinagre em água em partes iguais), é utilizada para remoção das lêndeas, devendo agir por 20 minutos no couro cabeludo e ser lavada com xampu brando e pente fino. O xampu de deltametrina e a solução de monossulfiram à 25% também são utilizados..
A pediculose pode acometer qualquer pessoa, independente de idade, sexo ou condição socioeconômica. A descontaminação é fundamental e pode ser feita com medidas simples de higiene, devendo estas ser estimuladas pelos pais. A criança deve ficar o mais a vontade possível durante a aplicação do tratamento, além disso, deve-se evitar efeitos psicológicos nas crianças, provocados por chacotas de outros indivíduos; por isso é indicado e, nem há necessidade, de se cortar o cabelo da criança.
(Fonte: UFF. Disponível em: <http://www.uff.br/disicamep/pediculose.htm>. Acesso em 23 de maio de 2012.)

















0 comentários:

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça Michael Cheib, S/N - Jardim América

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 19h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3357-7006 | 3357-7018

Tecnologia do Blogger.