2 de abr. de 2012

SÉRGIO GONÇALVES (SABINO) (25/12/1961 - 31/03/2012)

Conheci o Agente Comunitário de Saúde Sabino antes da Estratégia Saúde da Família chegar no Nagib. Ele veio à unidade procurando um mapa das comunidades que seriam trabalhadas pelas Equipes de Saúde da Família. Na época eu era supervisor dos Agentes de Vigilância em Saúde que trabalhavam nas comunidades e entreguei a ele o mapa já com os territórios definidos por equipes. Deixei a supervisão e me integrei à equipe da qual ele fazia parte, a ESF Furquim Mendes. Como ele já havia sido Auxiliar de Controle de Endemias, detectava rapidamente os problemas de dengue na sua microárea e, uma região problemática, ficou sob controle.
Não era uma unanimidade. Tinha personalidade forte, dizia o que pensava e o que achava correto, doesse a quem doesse: aborreceu algumas pessoas. Vez por outra estava carrancudo e o porte físico era de dar medo. Pura pose. Na verdade, era um dos caras mais divertidos que conheci e, quando sorria, se via a criança que havia dentro dele. Luzia, Dona Wilma, Lucas, Ulisses, Regina, Dona Juscelia, quem não foi alvo de uma brincadeira do Sabino? Até Taís, que ele dizia aos quatro ventos que era o "fechamento" dele sofria com as suas traquinagens. Levantava a autoestima da mulherada: "Nossa que beleza. Ainda caso com você.", "Você já acorda bonita?", "Vai pra onde toda cheirosa?", "Assim você me mata.", "Benza-te Deus, que saúde.", dizia para as moças todo o dia, toda a hora, fosse feia, bonita, cheirosa ou nem tanto. Leíza, Cristina, Sandra, Adriana, Mariana vão sentir falta dos elogios do galanteador.
 Não era uma unanimidade??? Acho que estou errado. Como disse a Bárbara, da ESF Debussy: "Se fosse dia de semana poderia se dizer que o pessoal do posto veio ao enterro pra não trabalhar, mas hoje é domingo e está todo mundo aqui!" É verdade, até eu, avesso a cemitério estive lá. Temos que admitir: Sabino tinha carisma.
Algo ainda nos deixa perplexos. Na quinta feira (dia 29) ele vira pra mim e diz: "Julio, tira uma foto minha com a camisa da Defesa Civil e bota no blog." Embora não recusasse tirar fotos, não era estilo dele pedir isto e, muito menos, que a colocasse no blog. Conheço pouco das coisas para saber se isto significa alguma coisa; só sei que a sala dos agentes não vai ser a mesma sem ele reclamando da porta aberta, elogiando as meninas, fazendo piada… Vai fazer falta, vamos sentir sua falta.
Benza-te Deus, amigo; que Ele te tenha em bom lugar.
Julio Penna
P.S. Depois de escrever este texto, fui editar as fotos. Peguei aquela que ele pediu que eu tirasse. Botei ela no Photoshop. Depois de terminar, pensei: "Agora, acho que entendi teu pedido."

























5 comentários:

Dayane Liliam disse...

Uma pessoa muito querida por todos, radiante de alto astral por onde passava, vai deixa muita saudade! Descanse em paz ...

Gustavo disse...

Sabino... figuraça que continuará em nossos pensamentos e corações.
Belo texto Julio.
Meu pesar a toda equipe do CMS Nagib em especial equipe Furquim Mendes: Janaína, Tais, Dona Jucélia, Dona Vilma, Luzia, Ulisses, Regina e Conceição.
Grande abraço, Enfermeiro residente Gustavo.

Juliana disse...

Bino você vai deixar muita saudade...
Só de pensar que nunca mais vou ouvir seus elogios, você reclamando da porta aberta, das nossas conversas.

Bino aonde quer que você esteja, sempre vamos lembrar de você...

"A distância traz saudades, mas nunca o esquecimento"

Juliana e Equipe Debussy

lucastsc disse...

Falar sobre o Sabinão é fácil, aliás, era fácil antes da lamentável partida. Hoje qualquer palavra usada nos remete a uma forte emoção além de grande saudade, porém, ainda sim, quero expressar a figura completamente irreverente, a qual, eu tive o prazer em conhecer e o orgulho de poder ter convivido ao longo de breves 2 anos. Nesse tempo, nunca o vi de mau humor em seu semblante, apesar a cara de mau, pelo contrário, a alegrica deste Homem era contagiante, não deixava ninguém passar o dia sem que ao menos um sorriso, ainda que tímido, esboçace diante dele, as meninas que o digam. Para todos nós, seu amigos, a morte chegou antes da hora, mas quem somos nós para dizer a Deus a hora certa que alguém deva partir, eu não me atrevo jamais. Lamento pela perda de um amigo de trabalho, um amigo de choppinho de sexta-feira, após o expediente é claro, um amigo de um carisma sem igual. isso tudo eu lamento profundamente, senti sua perda como se fosse alguém da família, essa é a sensação devido ao enorme respeito e admiração que tinha pelo meu amigo Sabino. Eu dizia pra ele que gostaria envelhecer com o mesmo espírito dele, disposto animado que só, e vivendo a vida de forma positiva mesmo diante de tantas dificuldades, que por muitas vezes nos vemos obrigado a passar. Enfim, eu poderia ficar horas e horas falando sobre 1000 cenas engraçadas, e de como foi bom conviver com vc, meu camarada, porque você era "O CARA", mas garanto que todos os outros seus amigos, (que não erm poucos), teriam outras 1000 histórias mais. Sei que estás com Deus agora, por isso não mais me sinto triste com a sua partida, sinto apenas saudades, porque se falo que você era a alegria em pessoa, como posso eu permitir que tristeza tome conta dos nossos dias?...Me diz...rs... Obrigado Deus por nos ter permitido conhecer e conviver com uma pessoa de coração tão nobre, e que adorava tudo o que fazia, e que alegrou tantos nossos dias. "Papai chegou"... "Huuui"... e etc... Sempre serão lembrados...rsrsrsrsrs...

Um abraço do amigo, Lucas Thiago!!!

TANIA SILVA LOPES (CFAV) disse...

LAMENTO NÃO TER CONHECIDO ESSE COLEGA DE TRABALHO, COM CERTEZA IRIA GOSTAR DELE ASSIM COMO TODOS QUE O CONHECERAM.
QUE DEUS O TENHA AO LADO DELE!

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça Michael Cheib, S/N - Jardim América

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 19h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3357-7006 | 3357-7018

Tecnologia do Blogger.